2ª Etapa da Subida do Rio Douro

A Casa do Benfica em parceria com a empresa Patamares do Mundo, (patrocinador ofivial) promoveram mais uma excursão com visita ao Douro vinhateiro através da tradicional subida do Rio Douro.

Esta foi a segunda etapa de duas e dividiu-se em dois momemtos: numa primeira fase os excursionistas viajaram da Vila da Carapinheira eté ao cais da Régua e o regresso de Barca de Alva até à Carapinheira, numa segunda fase a viagem iniciou na Régua com a subida do Rio Douro, até à localidade de Barca d' Alva

Viajaram nesta memorial viagem  entre sócios, não sócios e familiares, da casa do Benfica, 53 pessoas, que foram presenteadas com o tradicional pequeno-almoço a bordo.

Com o barco a navegar a cerca de 10 nós de velocidade por hora, (20Km/h) lá foi subindo o rio, vislumbrando as paisagens únicas, com bastantes vinhas em sucálculos, do famoso vinho do Porto, e as variadas adegas de várias marcas deste vinho.

O Alto Doro Vinhateiro é também a mais antiga região vinícola demarcada do Mundo. O rio fez a primeira obra cavando na terra os vales profundos, enquanto o Homem transformou as montanhas de xisto em terra e muros e nela plantou a vinha, verde no verão, cor de fogo no outono. Com uma sabedoria herdada de gerações, inclinou os terraços para que os raios de sol abracem as videiras e deem às uvas o calor de que o vinho precisa. Por isso dos frutos da terra e do trabalho do Homem se fez este vinho e esta paisagem únicos.

Rio acima eis que surge a 1ª barragem desta 2ª etapa, a barragem de Bagaúste, com um desnível de 27 metros, uma hora mais de viagem surge a 2ª barragem, a da Valeira com um desnível de 32 metros.

Por volta das 12h00m, foi servido a todos os passageiros um vinho do Porto como aperitivo, tendo o almoço sido servido cerca das 12h30m continuando o barco a navegar.

Por volta das 14h30m, chegámos à ultima barragem, a do Pocinho, esta a mais pequena das três, só com 20 metros de altura.

Pelas 16h30m, chegámos a Barca de Alva, local do fim da viagem, e onde o autocarro já nos esperava, para seguir a visita.

Após cerca de 20 minutos de autocarro, chegámos a Figueira de Castelo Rodrigo, localidade onde estivemos cerca de 1h30m, para lanchar e visitar o belíssimo Castelo ali existente.

Esta visita teve a particularidade de ter um guia, vestido a rigor, à data das conquistas e guerras Ibéricas, e que explicou detalhadamente a importância daquele castelo nessa altura.

Após o fim desta excelente visita, iniciámos a ultima etapa da nossa excursão com o regresso à Vila da Carapinheira.

Para o Vice-Presidente da casa, Luís Silva, e responsável por esta iniciativa, que tambem viajou em representação da Casa do Benfica, "Este foi um dia diferente e bem passado junto de amigos, contando com a presença e com o auxilio do vice-presidente, Mário Rui Marques. Obrigado a todos os que viajaram nesta aventura."

Um website emjogo.pt